ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MÍDIA

 

Criada informalmente em 2001 por um grupo de pesquisadores liderados pelo Prof. Dr. José Marques de Melo e representantes de diversas instituições científicas e acadêmicas; a ALCAR que nasceu Rede Alfredo de Carvalho tinha inicialmente, a intenção de realizar um grande evento em 2008 para comemorar os 200 anos da imprensa no Brasil e os 100 anos do evento realizado por Alfredo de Carvalho em 1908, quando várias conferências e pesquisas deram visibilidade e reverberaram a importância da data para o país.

A ideia era congregar em uma rede de pesquisas inúmeros investigadores da história da mídia espalhados pelo Brasil.

A Rede Alfredo de Carvalho realizou eventos nacionais todos anos, entre 2003 e 2009 e a partir de 2010 iniciou a realização de eventos regionais em anos pares, mantendo os nacionais em anos ímpares.

Em 2014 foi oficialmente registrada como ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MÍDIA e manteve a homenagem a Alfredo de Carvalho, sendo, portanto, conhecida como ALCAR. Atualmente a ALCAR participa como membro ativo da SOCICOM-Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação e possui convênio com a AHC-Associação de Historiadores da Comunicação da Espanha. De seus eventos nacionais participam regularmente entre 800 a 1.000 pesquisadores.

Para maiores informações: http://www.ufrgs.br/alcar