O 11º Encontro Nacional de História da Mídia dá continuidade à missão da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) ao oportunizar a convergência de pesquisadores e profissionais da Comunicação e de áreas afins, interessados em estudos avançados, de caráter interdisciplinar, cujo foco central de análise recaia sobre os processos históricos da mídia.

O nome ALCAR é homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho responsável, em 1908, pelo inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira, sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. ALCAR identifica grupo que constituiu a Rede Alfredo de Carvalho (Rede ALCAR), em 2001, durante reunião na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, para os propósitos de preservar a memória da mídia brasileira e preparar as comemorações dos seus 200 anos. Em 2008, ano do bicentenário, a assembleia reunida durante o 6º Encontro Nacional da Rede ALCAR, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ, decidiu fundar a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e manter o nome ALCAR.

A partir de então, a Associação alterou a periodicidade dos seus eventos científicos: em anos pares acontecem os regionais e nos anos ímpares há um único e grande encontro nacional. Parte importante em todas as reuniões são as sessões para apresentações de pesquisas; são nove os Grupos Temáticos (GTs) que as acolhem – História do Jornalismo, da Publicidade e da Comunicação Institucional, da Mída Digital, da Mídia Impressa, da Mídia Sonora, das Mídias Audiovisuais, da Mídia Visual, da Mídia Alternativa e da Historiografia da Mídia.

A Associação edita um boletim eletrônico mensal, o Jornal ALCAR, duas edições anuais da Revista Brasileira de História da Mídia e estimula a organização de publicações impressas e digitais.

 

Relação dos Dez Encontros Nacionais de História da Mídia

Segue lista dos encontros nacionais da ALCAR, em ordem cronológica, com indicação das datas em que ocorreram, as instituições organizadoras, as cidades e os respectivos temas.

 

I Encontro Nacional de História da Mídia

01 a 03 de junho de 2003

Organização: ABI, ABL, ABECOM, INTERCOM, UERJ e UniCarioca – apoio cultural

da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Local: Rio de Janeiro/RJ

Tema “Mídia Brasileira: dois séculos de história”.

 

II Encontro Nacional de História da Mídia

15 a 17 de abril de 2004

Organização: UFSC

Local: Florianópolis/SC

Tema “História do ensino de Jornalismo e das profissões midiáticas no Brasil”.

 

III Encontro Nacional de História da Mídia

14 a 16 de abril de 2005

Organização: Centro Universitário Feevale

Local: Novo Hamburgo/RS

Tema “Preservando a memória da Imprensa e construindo a história da mídia no Brasil”.

 

IV Encontro Nacional de História da Mídia

30 de maio a 02 de junho de 2006

Organização: AMI, Faculdade São Luís, UNICEUMA e UFMA

Local: São Luís/MA

Tema “Imprensa 200 Anos – Memória Maranhão”;

 

V Encontro Nacional de História da Mídia

31 de maio a 02 de junho de 2007

Organização: Facasper

Local: São Paulo/SP

Tema “Mídia, Indústria e Sociedade: desafios historiográficos brasileiros”;

 

VI Encontro Nacional de História da Mídia

13 a 16 de maio de 2008

Organização: UFF

Local: Niterói/RJ

Tema “200 anos de mídia no Brasil – Historiografia e Tendências”;

 

VII Encontro Nacional de História da Mídia

19 a 21 de agosto de 2009

Organização: Unifor

Local: Fortaleza/CE

Tema “Mídia Alternativa e alternativas midiáticas”;

 

VIII Encontro Nacional de História da Mídia

28 e 30 de abril de 2011

Organização: Unicentro

Local: Guarapuava/PR

Tema central: “Público e Mídia: perspectivas históricas”;

 

IX Encontro Nacional de História da Mídia

30 de maio a 01 de junho de 2013

Organização: UFOP

Local: Ouro Preto/ MG

Tema central: “História da comunicação ou história da mídia?”;

 

X Encontro Nacional de História da Mídia

03 a 05 de junho de 2015

Organização: UFRGS

Local: Porto Alegre/RS

Tema central: “A memória na era digital”.